Acompanhe as últimas notícias e dicas sobre o mundo do marketing digital e empreendedorismo.

Marketing, publicidade e propaganda: qual é a diferença?

Você também tem essa dúvida? Se sim, então você esta no lugar certo. Hoje a AMEXCOM, vai esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto tão “polêmico” entre os empreendedores.

04/08/2017 10:27
Marketing, publicidade e propaganda: qual é a diferença?
A confusão pelo significado desses termos é muito comum. Apesar da conexão, acreditem, eles não são sinônimos. 

Mas o que importa é vamos compartilhar com você os principais pontos e a importância desses nichos no mercado, que sem dúvidas vão fazer à diferença nos resultados do seu empreendimento.

Agora que estamos preparados para desvendar a diferença e o papel de cada termo. Então, vamos ao que interessa!

Marketing

Acredito que você já deve ter escutado por aí ou até mesmo lido em algum lugar que o marketing é o pai da publicidade e da propaganda. Pois é, por ser responsável pela comunicação e a base empresarial ele carrega esse legado.

Para ter ideia, a sua analise começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva. 

Se você procurar a definição no dicionário Aurélio, encontrará o seguinte conceito: 

“Conjunto de procedimentos e estratégias de otimização dos lucros que, através de pesquisas de mercado, busca adequar os produtos às necessidades dos consumidores; estudo de mercado.”

Mas aí você se pergunta, como que utilizo essas estratégias em meu negócio? E a resposta é muito simples, para obter o sucesso, conquistar novos clientes e descobrir o que realmente acontece com o seu empreendimento, você deverá compreender e seguir as regrinhas dos 4P, para identificar seu o produto, preço, praça e promoção. 
 
Por quê?

Porque é exatamente isso que o marketing faz, ele define quem é a empresa, quem é o seu cliente, quais os diferenciais dos produtos ou serviços. Elabora procedimentos e estratégias, através das pesquisas de mercado, busca adequar os produtos às necessidades dos consumidores. Melhora a otimização dos lucros. Prioriza ações e define os indicadores de sucesso. 

Agora que você já tem ideia de como que funciona o famoso marketing, deve imaginar como surgiu, né? Exatamente, ele surgiu quando as empresas perceberam que precisavam se mexer já que a concorrência estava cada vez mais acirrada e mercadólogos.
 O jeito foi buscar uma solução.

Como se diz o ditado popular: "Quando a água bate na bunda, a gente aprende a nadar". E foi o que aconteceu com as empresas, tiveram que recorrer a uma teoria que atraísse o seu público e que aumentasse as vendas.

Um cenário muito familiar com o atual, não é mesmo? Com certeza, os empresários continuam buscando estratégias para atingirem os seus objetivos, é aí que o marketing entra em ação. 

Uma coisa é certa, é preciso sair da zona de conforto para saber como estão as ações de seu empreendimento. Não basta cruzar os braços e esperar que o sucesso venha até você, porém nunca é tarde para buscar o diferencial no mercado.

E aí, como estão os seus negócios? 



Publicidade

Outra confusão comum é sobre o que a publicidade se refere, muitas pessoas acham que é a propagação de ideias, sendo que a publicidade tem um cunho estritamente comercial. 

Quer um exemplo concreto? Então, sabe aquele anúncio pago que esta sendo veiculando na internet, revista, TV e no rádio? Você acha que tem um dedinho publicitário? Não? Pois bem, você esta no caminho certo, isso não é publicidade e sim propaganda! 

Sendo assim, a publicidade pode até ser classificada como a comunicação não paga, que acontece de forma espontânea.   Ela trabalha principalmente com o lado emocional do consumidor, estimulando a ação de venda através dos benefícios e as vantagens do produto ou serviço. 

Mas afinal, o que é publicidade? 

Publicidade é um cartaz, uma imagem, um texto que tenha o caráter publicitário. O importante é que essa mensagem chegue até o público-alvo através dos veículos publicitários sem fins lucrativos, apenas com a intenção de chamar a atenção do público fazendo o que a publicidade faz, sabe o quê? TORNANDO PÚBLICO.

Sabe quando uma informação ou personalidade está em alta na mídia? Então, quando ocorre isso costumamos chamar de Fenômeno de Publicidade. 

Curioso, né? 

Pois é, quanto maior for à publicidade, mais os veículos de comunicação vão querer promover o assunto, e automaticamente ganhará o tão sonhado destaque. Quando isso acontecer, significará que o seu objetivo foi alcançado.



Propaganda

Agora que já esclarecemos os principais pontos do marketing e da publicidade, vamos às características da propaganda. 

A propaganda por sua vez dissemina princípios e ideias. É um instrumento de marketing como mecanismo para a comunicação corporativa e ajuda a curar algumas dores, claro se for utilizada de forma correta.

Depois de conhecer os princípios da propaganda a diferença é clara e se resume no valor comercial. 

Pense comigo, a propaganda vem de propagar, multiplicar, prolongar e estender. Sendo assim, se faz necessário anunciar a existência da qualidade de um produto.

Portanto concluímos que a propaganda realiza um cunho comercial de acordo com a legislação que protege os consumidores. Influenciando diretamente no estilo de vida, dando a entender que através de determinado produto ou serviço o consumidor melhorará a qualidade de vida.



Portanto, os termos marketing, publicidade e propaganda não possuem os mesmo significados, porém eles estão diretamente ligados. É como um conjunto em que um depende do outro para seguir. 

O marketing é à base de tudo, a publicidade consiste em popularizar uma ideia e a propaganda estimula à venda. 

Sendo assim, a publicidade e a propaganda são frutos de uma estratégia de marketing. Para que o negócio tenha sucesso é necessário que ambos trabalhem de forma integra.

Caso ainda tenha dúvida ou sugestão, assine o nosso Newsletter.

A equipe da Amexcom está a sua disposição. 

OUTRAS NOTÍCIAS

E-commerce, o desafio de vender onlineE-commerce, o desafio de vender online

Diariamente, recebemos clientes na AMEXCOM com o objetivo de entrar no mundo da venda online. Nesse processo, sempre surgem aquelas dúvidas em relação ao investimento necessário e ações de marketing para isso se transformar em realidade.

Continuar lendo
Facebook não emite nota fiscal no Brasil?Facebook não emite nota fiscal no Brasil?

Esse é um assunto que intriga muitas pessoas e que hoje a Amexcom irá esclarecer por meio de um posicionamento do Facebook.

Continuar lendo
Quanto devo pagar por um bom website?Quanto devo pagar por um bom website?

Orçamento de um website, geralmente é algo difícil para o interessado interpretar, afinal são muitas variáveis que pode conter um website, principalmente quando se fala em critérios técnicos. Então vamos fazer uma analogia para ficar fácil de entender, como é elaborado um orçamento de um website.

Continuar lendo