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E-commerce, o desafio de vender online

Diariamente, recebemos clientes na AMEXCOM com o objetivo de entrar no mundo da venda online. Nesse processo, sempre surgem aquelas dúvidas em relação ao investimento necessário e ações de marketing para isso se transformar em realidade.

06/09/2017 09:00
E-commerce, o desafio de vender online
É muito comum ouvir na mídia que o e-commerce cresce vertiginosamente todo ano. Isso é verdade, mas o fato das vendas online aumentarem ano após ano não quer dizer que as vendas das lojas eletrônicas cresceram na mesma proporção. Existem sim crescimento na casa de dois ou três dígitos, mas eles são exceção à regra, até porque esse crescimento é do mercado, e você entrará no concorrido mundo de 600 mil lojas online, apenas no Brasil. 

Então, acreditar que, assim que publicado, seu site vai virar uma máquina de vendas, não é verdade. Então, ressaltamos alguns pontos para você entrar no mercado de vendas online com mais segurança e mais informações:


1.       Escolha da plataforma:
São inúmeras opções no mercado, no entanto deve-se procurar alguma empresa especializada para te ajudar nessa escolha. Isso é muito importante, pois os recursos das plataforma são vários e todas oferecem muito do mesmo, no entanto os critérios técnicos são mais importantes. Analisar erros de programação, velocidade de carregamento, adequação a dispositivos móveis, integração do seu sistema de gestão, análise de funcionalidades como transportadoras, cálculo de frete, integradores de market place, gateway de pagamento, enfim, são dezenas de cuidados que se deve ter ao fazer a escolha da sua plataforma. 

2.       Investimentos:
Já foi mais caro, mas é importante entender, que investir em um e-commerce é como investir em uma nova filial da sua empresa ou para aqueles que não possuem uma loja física, deve-se entender como tal, pois o investimento para implantação consome um orçamento considerável, pois é importante considerar investimentos como: Foto dos produtos, produção de conteúdo, softwares de automação de marketing, gestão e conteúdo para redes sociais, agência digital, investimento em mídia e a própria estrutura operacional. Sem esses investimentos, é como se você abrisse sua loja em uma rua onde não passa ninguém, logo seu site não terá tráfego e nem clientes. Costumeiramente, o maior investimento geralmente é em mídia, que será responsável por levar o fluxo de clientes até sua loja. E lembrando que devem ser clientes qualificados para sua taxa de conversão de vendas (entrada de pessoas no site e compra) ser cada vez mais alta, para isso um profissional ou uma empresa especializada com gestão de mídias digitais, como é o caso da Amexcom, torna-se indispensável. 

3.       Retorno do investimento:
Varia de negócio para negócio, mas o mercado de forma geral, considera um bom retorno entre 18 e 30 meses. Difícil falar em retorno em menos tempo, mas é claro que uma boa estratégia de marketing vai fazer com que esse retorno seja atingido o quanto antes. Também não é regra, existem casos de vendas imediatas com alta rentabilidade, mas isso depende do produto, do mercado, da sua concorrência, e também do investimento que é feito para promover esses produtos. 

4.       Market Place:
Com um e-commerce você poderá vender seus produtos através de websites como Walmart, Magazine Luiza, Submarino, entre outros, isso porque seus produtos podem ser integrados pela sua loja por esses gigantes através da sua plataforma de e-commerce. Claro que existe uma infinidade de critérios, e você precisa fazer conta para ver se vale a pena e se tem margem suficiente para pagar em média de 15% a 25% de comissão de venda para esses sites. Claro que você não precisaria investir em mídia para vender seus produtos nesses sites, você usa o fluxo que eles geram com a mídia deles mesmo, mas seu negócio estaria dependente do fluxo de clientes desses sites, mas se você não quer depender e nem pode pagar essa comissão, considere o investimento em publicidade digital e conteúdo. 

Enfim, são inúmeras oportunidades, mas precisam ser bem mapeadas, estudadas, planejadas para que seu e-commerce seja um sucesso, e você não desista logo nos primeiros meses. O mercado é grande, cresce muito, mas seu negócio precisa estar preparado e alinhado para ter o sucesso que você busca.


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