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5 gatilhos mentais que você precisa saber

Você já se sentiu influenciado por uma marca, produto ou serviço?

05/07/2017 10:51
5 gatilhos mentais que você precisa saber

Por incrível que pareça, esse é um dos sentimentos mais comuns entre as pessoas. Sim, existem pessoas que possuem o poder argumentativo que influenciam diretamente as demais.


 E não se engane, isso também acontece com as campanhas de marketing, algumas convertem melhor do que outras. Mas acredite essas situações não estão ligadas a sorte, mas as técnicas de persuasões aplicadas na comunicação com objetivo de facilitar o processo de decisão.  


O que você talvez não saiba é que tomamos decisões com a parte emocional do nosso cérebro e justificamos com a razão.


 Como?


O nosso cérebro funciona da seguinte forma, existem duas partes fundamentais que ajudam a acelerar o processo das escolhas, conhecidos como: Neocortex e o Sistema Límbico.


A Neocortex é responsável por interpretar dados, linguagem, informações e a lógica. Já o Sistema Límbico responde por nossas decisões, emoções e pelo sistema de sobrevivência. Graças a isso, o nosso cérebro utiliza esses atalhos para tomar as decisões.


 Já imaginou como seria se fossemos parar para analisar todas as informações que chegam até nós durante o dia? Sem dúvidas, seria muito exaustivo, além de conviver apenas com o que acreditamos ser politicamente correto.


Sendo assim, a Amexcom vai esclarecer algumas dúvidas e compartilhar com você os principais gatilhos mentais, que sem dúvidas vão fazer à diferença nos resultados de seu empreendimento.


Quer aprender? Então vamos lá!


História



O primeiro gatilho mental é algo que já nascemos com ela, sim estamos nos referindo a nossa própria história. Existe algo que prenda mais a sua atenção do que uma história?


Histórias são engajantes, provocam uma sensação de identificação, esperança, desejo e aprendizado.


Mas tenha cuidado quando for trabalhar com essa estratégia, busque sempre fatos concretos, com personagens verdadeiros, isso dará mais credibilidade ao seu trabalho.


Portanto, a identificação com o personagem da história e sua trajetória serão elementos capazes de gerar uma conexão mais próxima de seu público. 





Comunidade



Quando se fala em comunidade você logo se lembra do que? Bom, deixa-me adivinhar... Você começa a remeter a sua rotina e as pessoas que convive diariamente. Acertei? Acredito que sim, então bem-vindo ao gatilho mental comunidade!


Os comportamentos semelhantes, culturas, gostos e sentidos são fatores da comunidade que naturalmente influenciam diretamente em nossas decisões. Quer uma prova?


Então tire um tempinho de seu dia e comesse a reparar nas pessoas ao seu redor a forma como elas cortam o cabelo, se vestem e o que elas curtem. E acredite ou não, mas esses pequenos gestos refletem em seus atos, suas ideias e até mesmo sobre quem você é.


Mas afinal, o que a comunidade tem haver com o seu prospecto e seu negócio online?


Assim como as pessoas gostam de conviver em comunidade que as identifiquem, no cenário virtual é a mesma coisa. As pessoas buscam se reunir com as pessoas que possuem os mesmos interesses. 


Observe o próximo post que você criar, independente do tema que você escolher, as pessoas que estarão ali são as que se identificam com o seu assunto, resultando em mais interação. Essa interação fará com que as pessoas se sintam parte dessa comunidade. 





Interação e Conversa



Já que estamos nesse clima de aproximação e comunidade vou aproveitar esse gancho para falar melhor sobre os gatilhos mentais de interação e conversa.


Não faça um espaço em que apenas as pessoas se comuniquem, interaja com elas. Para gerar resultado orgânico é fundamental estar presente, dê importância dobrada ao seu público. Responda os quesitos e faça parte da interação.


A conversa e a interação farão com que as pessoas percebam que estão sendo ouvidas, além de esclarecem as dúvidas.

 


Prova Social



Umas das armas mais poderosas da persuasão é o gatilho mental Prova Social. Está presente em nossas decisões. Sabe quando? Quando queremos vender muito um produto ou serviço e a forma mais eficaz é mostrando que outra pessoa faz bom uso.


A Prova Social nada mais do que o famoso efeito manada. Quando algo tem grande repercussão, costumamos acreditar e concordar com a maioria.


É o instinto de sobrevivência falando mais alto através da emoção. Portanto, não deixe o seu público se sentirem sozinhos. No meio virtual a Prova Social está nas visualizações, número de comentários, curtidas e cliques.  


Afinal, quanto maior for o destaque de suas ações, mais pessoas você irá atrair.





 Reciprocidade



Você já sentiu uma vontade de retribuir um favor? Vamos combinar que agradecer causa a sensação de dever cumprido, misturado com a emoção de solidarizar-se por um simples gesto.


Quer exemplo melhor do que ser presenteado no dia do aniversário, ser lembrando em uma data especial mexe muito com os sentimentos e com a emoção e o nosso subconsciente logo sente a obrigação de lembrar-se do aniversário dessa pessoa e presenteá-la.  Esse gesto gera educação e também não deixa de ser uma forma de pagamento. 


A reciprocidade é o gatilho fundamental para vários fatores da vida, tanto  pessoal quanto profissional.


Quando você entrega um conteúdo de qualidade, aciona o gatilho de  reciprocidade a quem recebe. Principalmente quando esse conteúdo auxiliá-la a resolver algum empasse.


Mas cuidado, o gatilho de reciprocidade é natural, não ajude as pessoas esperando sempre obter um retorno.


Enfim, não deixe a sua empresa ser esquecida, produza conteúdos relevantes constantemente com mais frequência e qualidade.





Com base nos principais gatilhos mentais, esperamos ajudar suas futuras ações. Caso ainda tenha dúvida ou sugestão, conte pra gente nos comentários.


A equipe da Amexcom está a sua disposição. 


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